Orientação para casamento com efeito civil

Como é um casamento com efeito civil?

Como é um casamento com efeito civil

 

A cada dia os casamentos têm ganhando destaques por suas particularidades, e um tipo de casamento pelo qual a procura vem aumentando é o Casamento com Efeito Civil. Que é aquele em que o próprio celebrante religioso realiza o civil e o religioso na mesma cerimônia.

Segue aqui as dicas e o procedimento para esta cerimônia.

  • Os noivos devem comparecem ao cartório na proximidade de sua residência acompanhados de 2 testemunhas num período de 30 a 60 dias para dar entrada nos papéis de casamento,antes da data marcada do cerimônia.
  • Os noivos devem levar um Requerimento da Igreja que diz que o casamento será Religioso com Efeito Civil, além dos documentos habituais (Certidões e R.G.). Quanto ao requerimento o mesmo deverá ser assinado (e reconhecido) pelo celebrante religioso ou Pároco da Igreja e deverá ser retirado na Igreja onde ocorrerá a cerimônia antes dos noivos irem ao cartório para marcar o casamento.
  • Após aproximadamente 20 dias, o cartório onde foi dada a entrada nos papéis de casamento, emitirá a Certidão de habilitação. Documento este que será encaminhado a Igreja para efetivação do Termo Religioso com efeito civil, este documento será assinado pelos noivos e os 2 padrinhos na hora da cerimônia.
  • Chegou o grande dia, após a cerimônia, os noivos devem levar o Termo de Religioso com Efeito civil  para ser reconhecida a firma do celebrante que celebrou o casamento, para depois levar ao cartório onde foi dada entrada no casamento e trocar pela certidão de casamento.
  • Um detalhe para confirmação do casamento é importante os noivos o façam no prazo de 90 dias para fazer o registro do casamento, a contar da data da celebração. Ou o casamento não será efetivado.
  • No Novo Código Civil, é possível se casar primeiro no religioso e depois registrar o mesmo no civil. Mas, é necessário que os noivos compareçam ao cartório, juntamente com as 2 testemunhas ( após a cerimônia religiosa) com os documentos habituais (Certidões e R.G.), o Requerimento de Religioso com Efeito civil feito pela Igreja e o Termo de Religioso com Efeito Civil, já com a firma do celebrante (que realizou a cerimônia religiosa) reconhecida e assim no cartório dar entrada nos papéis de casamento.
  • Depois de efetuado o procedimento acima passando 16 dias, os noivos devem comparecer ao cartório e retirar a certidão de casamento civil. Lembrando que o preço do casamento religioso com Efeito civil é o mesmo do casamento em cartório.
  • Agora se você quer um casamento civil, realizado fora do cartório, os noivos terão que encontrar um representante do Registro Civil que se disponha a deslocar-se ao local escolhido.

 

Agora, para que tudo dê certo, sem estresse e bem organizado convém começar a tratar dos papéis com pelo menos dois meses de antecedência. Para que não haja nenhum inconveniente e tudo dê certo.

Deixe seu comentários